20.3.12

Joares May na National Geographic

Há três anos atrás, iniciávamos um projeto com o veterinário Joares May, incentivando o seu trabalho na busca e captura de onças na região do Pantanal. Durante esse tempo, já foram capturadas 11 onças, sempre com o intuito de registro e cuidados médicos, como também monitoramento detalhado através da colocação de dispositivos de rastreamento.

No início desse ano, a National Geographic exibiu um documentário sobre onças gravado aqui no Brasil, na Fazenda ONG Panthera, localizada no interior do Pantanal. A missão era achar uma onça fêmea de 3 anos, que o próprio Joarês havia capturado anteriormente. Esse animal é um dos mais esquivos da natureza, o que dificulta a sua localização, e por isso, são poucas as informações a seu respeito. Como solução, trouxeram Boone Smith, um especialista em captura de felinos.




"Meu papel no projeto é ser o veterinário de campo e responsável pelas capturas. Faço parte do projeto como consultor técnico, e nesse documentário fui o cientista brasileiro que trabalha com as onças–pintadas e servi de referência para o pesquisador americano Boone Smith", diz Joares May.

-----

A quem interessar, a National Geographic voltou a exibir esse documentário em seu canal nas seguintes datas:

sexta-feira - 16 de março às 21:05
sábado - 17 de março às 02:55
sábado - 17 de março às 07:00
sexta-feira - 23 de março às 21:05
sábado - 24 de março às 02:55

-----

LINKS

Segue abaixo link de um dos vídeos: Secretive Jaguars (da imagem acima, Joares segurando a onça)
http://video.nationalgeographic.com/video/nat-geo-wild/specials-2/big-cats/ngc-secretive-jaguars/

E disponilizamos aqui um dos capítulos desse fantástico documentário achados no canal YouTube:

Nenhum comentário: