31.3.11

Serra da Canastra

Joares May esteve no centro oeste de Minas Gerais, na cidade de São Roque de Minas, que é famosa pelo queijo tradicional e pelo café de refinado sabor. A cidade se encontra na área do bioma Cerrado, e é sede do Parque Nacional da Serra da Canastra. Este parque abriga a nascente do Rio São Francisco, o rio da unidade nacional, e uma fauna bem diversificada.




Nosso colaborador, que frequentemente participa de projetos nessa área, sempre em busca de informações biológicas a respeito da flora e principalemente da fauna da região, dessa vez, teve que correr atrás para capturar um lobo, animal de muita presença nessa mata.









"Eis o lobo que capturamos hoje na Canastra. Finalmente depois de muita lama e chuva, o lobo saiu da toca e nós o capturamos. É um macho de 30 kilos e os dentes estão bem gastos, tem até um canino quebrado..."  (Joares May)











empty: Quando que iniciou o projeto?

Joares: Desde 2004, por iniciativa do Instituo Pró-carnívoros e do CENAP-ICMBio, o projeto de biologia e conservação do lobo-guará na Serra da Canastra é realizado na área do parque e entorno.

empty: O que pretende esse projeto?

Joares: O projeto visa responder dúvidas a respeito dos hábitos dos animais, os riscos de doenças oriundas dos animais domésticos e humanos para a vida selvagem, e educação da população a respeito da conservação e integração da Serra da Canastra com seus diferentes habitantes, sejam eles humanos, sejam eles animais.

empty: Quais atividades específicas são feitas nestes trabalhos?

Joares: Nas capturas de lobos, é necessária a colocação de rádio-colar com GPS, coleta de amostras biológicas, verificar o estado de saúde do animal, como também prestar socorro a eles. Neste mês de março, uma equipe foi enviada a região para efetuar as capturas, que já apresentaram um sucesso parcial com a captura do lobo das fotos.


Joares Adenilson May Júnior
DVM, Wildlife Veterinarian
CRMV-SP 12155


 .

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns. gostei mudito das fotos. bom trabalho para vocês!